Ana Ruas de Melo

A minha missão é mostrar-te que gostar de comer não é um problema, mas um sinal de saúde.

Olá!

O meu nome é Ana Ruas de Melo e trabalho na área da nutrição clínica desde 2013.

A minha missão é demonstrar que gostar de comer é um sinal de saúde e a chave para melhorar a vida de quem me procura. Acredito num mundo com mais empatia, onde o ato de comer respeita o próximo, o meio ambiente e é visto como especial e merecedor da nossa atenção.

Sei que estou aqui para construir um mundo melhor: prometo ouvir-te e orientar-te para que, em liberdade e segurança, possas fazer escolhas alimentares saudáveis e confortáveis, respeitando acima de tudo a pessoa que és. O meu papel não é julgar nem impor metodologias. 

A minha missão é mostrar-te que gostar de comer não é um problema, mas um sinal de saúde.

Saúde

Escolher o que comemos é uma arma poderosa para o bem-estar e prevenção de doenças. É por isso que sou apaixonada por poder dar este poder a quem me procura. Mas a saúde não é só o que comemos, também é como comemos, o que escutamos, o que acreditamos. Ser saudável é demasiado subjetivo para caber em planos milagrosos.

Respeito

O respeito, particularmente o comer com respeito, é fundamental na minha relação com o mundo. Sobretudo o respeito pela individualidade em consulta: a abordagem alimentar não passa por proibir nem criar um plano alimentar que a pessoa sinta que basta cumprir para ter resultados, pois tal seria desresponsabilizar e desrespeitar quem tenho à frente.

Liberdade

Cada pessoa deve ter a liberdade de desfrutar da comida e de viver a vida da maneira que escolher. A minha abordagem à nutrição dá às pessoas a liberdade de fazer escolhas alimentares que são boas para elas e para o mundo à sua volta, e a liberdade enquanto responsabilidade de viver a vida ao máximo, de forma nutrida e saudável.

Serenidade

Uma relação saudável com a comida deve ser pacífica e livre de stress. Especialmente em contexto de consulta, a minha abordagem à nutrição tem como objectivo trazer paz e serenidade à relação com a comida, orientando com empatia para escolhas alimentares eficazes, sem ansiedade ou culpa.

Bom Sai Podcast

O meu podcast sobre alimentação, nutricoaching, livros, maternidade e desenvolvimento pessoal.
Um momento aconchegante para te desligares do mundo exterior.

O Meu Livro

Mudanças e Atitudes de uma Nutricionista

Como nutricionista acredito que precisamos de mais humanidade, de nos colocarmos no lugar dos outros, de estarmos acessíveis aos que nos procuram.