Esta receita foi inspirada no site Compassionate Cuisine.
Ingredientes (para o molho):
- 2 chávenas de feijão branco cozido (para uma melhor digestão e aproveitamento de nutrientes, comprem o feijão seco, demolhem e depois cozinhem)
- Caldo de legumes q.b. (aproveitem a água de cozer legumes)
- 1 colher de sopa de levedura de cerveja (opcional)
- Pimentão-doce, alho em pó, pimenta preta moída e sal q.b.
Preparação:
- Demolhar o feijão branco por, pelo menos 8h. Descartar a água de demolha e cozer numa panela com água suficiente para o cobrir, até estar macio.
- Numa panela colocar um fio de azeite e o feijão branco, previamente cozido e escorrido. Juntar alho em pó, pimentão-doce e pimenta preta moída. Deixar cozinhar e ir mexendo. Quando estiver mais amolecido e com os temperos envolvidos, transferir para um processador.
- Juntar um pouco de caldo de legumes, 1 colher de sopa de levedura de cerveja (opcional) e triturar. Se quiserem um molho mais líquido, juntem mais água.
Ps: Não experimentei mas acho que deve ficar ótimo se juntar frutos secos, como os cajus, e incorporar no molho, ou até servir como topping. 😋 Pode usar este molho para incorporar pratos de massa, como eu fiz. Escolha massas com mais teor de proteína, para maior saciedade – há imensas opções e sem glúten, feitas à base de leguminosas. Junte legumes e está feito. Neste caso juntei espargos por estarem na época e darem uma textura “al dente”.