Faz sentido ter consultas de nutrição online?

Nota inicial: Este artigo foi escrito antes da chegada da COVID-19. Se antes já se colocava esta questão, agora é ainda mais inegável a importância das consultas online. São um recurso fundamental nos dias de hoje.

À primeira vista pode parecer estranho quando se trata da área da nutrição, que envolve pesagem e medições, mas já é uma prática bastante comum e com vantagens inegáveis.

A Ordem dos Nutricionistas emitiu, inclusivamente, um parecer sobre esta questão (antes da COVID-19), onde se pode ler:

«Acompanhando a tendência crescente na utilização das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde, com vista a promover um maior bem-estar na sociedade, (…) o Conselho Jurisdicional entende que, de facto, e desde que salvaguardadas as questões éticas e deontológicas (…) esta utilização poderá constituir um fator impulsionador e estruturante na prestação de cuidados de qualidade.»

Há que referir que o objetivo não é tanto o de substituir as tecnologias pelo contacto presencial, mas sim encarar a era digital como uma forma de alcançar várias pessoas e, eventualmente, servir de complemento às consultas presenciais.

Se gostava de marcar uma consulta de nutrição online mas tem dúvidas ao dar este passo, confira as principais vantagens e formas de contornar os aspetos menos positivos desta modalidade.

Vantagens:

  • Acompanhamento da evolução tecnológica;
  • Poupança de tempo e combustível em deslocações;
  • Muito útil para pessoas que viajam com regularidade ou queiram acompanhamento durante as férias;
  • Maior conforto para ambas as partes;
  • Resposta a um maior número de pessoas.

Dicas para contornar os aspetos menos positivos:

  • Deverá seguir atentamente as recomendações do nutricionista para avaliar o seu peso, altura e restantes medições;
  • Apesar de teoricamente só precisar de ligação à Internet, certifique-se que se encontra num local tanto privado quanto possível. De facto, é dever, quer do cliente quer do nutricionista, encontrar soluções que garantam a privacidade e confidencialidade de todo o processo;
  • Um dos grandes desafios é a fiscalização deste tipo de serviços. Verifique sempre se o profissional de saúde é nutricionista e está habilitado ao exercício da profissão. Para isso, o seu nome deverá constar no registo profissional do site da Ordem dos Nutricionistas (www.ordemdosnutricionistas.pt – depois pesquise na área “registo profissional”)

A distância deixou de ser uma barreira. Já marcou a sua consulta?

Este artigo faz parte da (E)Revista de julho de 2019, que conta, também, com artigos na área da psicologia. Pode descarregar, gratuitamente, aqui.

Partilha este post:

Facebook
Twitter
Pinterest